quinta-feira, 27 de maio de 2010

Terapia quando?


Bom dia pessoal,

Estive pesando em procurar terapia, ando estressada além da TPM, e andei pesquisando achei interessante.

Para algumas pessoas a terapia é uma vergonha, outros não acreditam que funcionam, mas a verdade é uma saída para resolver conflitos. Mas o que é terapia afinal? Quando é a hora certa de começar? Essas perguntas são comuns para pessoas que querem buscar o auto conhecimento e resolver conflitos.

O fato é que a terapia é um tratamento, segundo especialistas, não há momento certo para iniciar. Sempre que queira um norte para resolver algum problema, ou para auto conhecimento, a terapia vem para ajudar a resolver questões que você não consegue resolver sozinho. Para que ficar sofrendo, dando murro em ponta de faca, se existe profissionais capacitados que vão mostrar os caminhos da solução?

O importante é que, quando alguém chega à conclusão de que é hora de procurar um terapeuta, é preciso escolher um bom profissional, fazer uma pesquisa com amigos, pedir indicações. Há quem se pergunte quanto tempo dura em média uma terapia e não existe uma resposta concreta para isso. Tudo vai depender do problema da pessoa e da forma que o tratamento evolui.

A Psicoterapia Cognitiva Comportamental traz resultados mais rápidos, de três a seis meses, mas podendo se estender por mais tempo. Já outras terapias podem necessitar de um tempo maior. A terapia do auto conhecimento pode levar anos para chegar ao fim, já que ele é infinito.

Ouvi falar muito também da terapia floral que trabalha a tolerância, a aceitação das diferenças, diminuindo as atitudes críticas e julgadoras que deixam os er humano sempre em estado de alerta em relação aos outros.


Existem vários tipos de terapia, seja ela para o auto conhecimento ou só para resolver um probleminha, ou vários, para manter-se calmo, a pessoa que procura ajuda deve ter consciência do que está fazendo e levar o tratamentoé muito a sério. Só assim terão bons resultados.


8 comentários:

  1. legal isso! vou pensar a respeito

    ResponderExcluir
  2. a minha irma esta gravida , e um amigo da famila é terapeuta , como sou a mais nova estou fazendo terapia é muito bom , da pra voc desabafar muito (:

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante de psicologia, gostei do post e gostaria de esclarecer algumas coisas: a terapia floral não tem validade cientifica nenhuma, não existe nenhuma evidência de estudos científicos que diga que ela funciona. Recomendo fortemente a terapia Cognitivo-Comportamental por ela ser uma terapia baseada em evidências, ou seja, uma terapia que foi testada em populações e se mostrou extremamente eficaz. Além de ser uma terapia que tende a resolver rapidamente o problema das pessoas, é, na minha opinião, a mais válida atualmente. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. obrigada pelo esclarecimento Laura, grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. olá Bruna. Faço Terapia comportamental ha 5 anos e sou apaixonada.
    O tipo de terapia deve ser escolhido baseado no que acredita.. se não acredita em florais não funcionará. Minha irmã acredita e pratica, diz ser ótimo para ela. Já para mim não adiantou muito.

    Mas o mais importante é depositar confiança nas mudanças e estar sempre aberta para o que não pareça agradável. O incomodo gera mudanças...
    abraços..

    Cris
    www.pedacinhos.com

    ResponderExcluir
  6. A Terapia comportamental é breve, trata o sintoma, diferente da psicanalise que vai até a causa. O tempo depende da questao de cada um. É uma terapia onde o terapeuta vai te ensinar a resolver seus problemas sozinho, ele vai fazer uma re- educação. É bem eficaz, mas cada pessoa tem um estilo, portanto, cada um segue sua linha de terapia. A floral como disse a Laura não é cienfica, não tem base na ciencia.
    Quando procurarem ajuda terapeutica, pessam ajuda para saber sobre o profissional, existe muito charlatão por ai e as pessoas caem de fato.

    Sou aluna do 6º semestre de psicologia, espero ter agregado em alguma coisa.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Numa sociedade em que o tempo é calculado em cifrões realmente a terapia comportamental é a mais aconselhável, mas eu diria que é tapar o sol com uma peneira... Tendo em vista, que como a colega ali em cima postou, trata o sintoma, ou seja, a parte mais superficial do problema, sendo assim as terapias de abordagem psicanálitica mais eficaz no sentido de tratar o todo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Marina e também estudo psicologia. Ficar falando por falar qualquer um diz o que quer, vamos ver o que os estudos tem a dizer. Na minha opinião pessoal, Em relação a terapia cognitiva "tapar o sol com a peneira", eu fiz terapia cognitiva por 10 meses e me curei de um problema que me causava muitos transtornos na vida e até hoje, 5 anos depois, estou muito bem ^^
    Fiz psicanálise e sinto passei anos botando dinheiro fora, pois não resolveu nada. Cada um tem direito de pensar e fazer o que quer da vida, mas como a colega laura disse é importante vermos a validade dos estudos e qual terapia se mostra mais eficaz para o problema da pessoa. Mas acho que todos devem se sentir a vontade para fazer terapia psicanálitica, humanista, sistêmica, se combina com o estilo dessa pessoa e principalmente a habilidade e experiência do nosso terapeuta ^^

    ResponderExcluir