sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O tesão acabou?

Boa tarde meninas,


Estresse, rotina, brigas bobocas, namoro que vira amizade... Esses fatores infernizam a vida sexual de multidões de casais. Extermine agora esses bichos ruins!

Por: Regina Terraz






Discernir se a libido abaixo de zero é apenas um problema passageiro e tem solução – ou se é sinal de que o namoro acabou – não é tarefa fácil. E é por isso que cada vez mais mulheres lotam os consultórios em busca de respostas.

A falta de desejo é a queixa número um de quem vive relações longas e estáveis, afirmam os sexólogos.

Crise passageira

Mas escassez de sexo nem sempre quer dizer que o amor acabou. “Todo casal passa por fases: mais carnais, mais ternas ou mais amigas”, explica a terapeuta de casais Carmen Cerqueira Cesar.

A produtora de cinema Luiza de Oliveira, 27 anos, já sabe: quando o namorado aparece com a maldita bermuda branca, é como se levantasse uma placa com os dizeres: Mantenha-se longe! “É a bermuda de assistir futebol e significa: Nada de sexo por hoje”, diz ela. Juntos há seis anos, Luiza enfrentou crises que afetaram a vontade de partir para o rala-e-rola. Já ficaram mais de um mês sem transar. “Houve um período em que ele teve problemas com grana e não estava com cabeça para sexo.” Em outras ocasiões, brigas não resolvidas – e que duraram dias – minaram o desejo.


S.O.S. sexo já

A galeria de situações que funcionam como exterminadores da libido pode contar com fatores biológicos como desequilíbrio hormonal, ejaculação precoce, disfunção erétil ou uso de remédios. Mas, na maioria das vezes, o tesão sai de cena por motivos comportamentais mesmo. Alguns deles:



Estresse, falta de tempo

Na década de 70, amor e sexo eram bandeiras de uma geração. Hoje, a história é outra: investir na carreira é, no geral, prioridade absoluta. E quem corre o dia todo e tem mil preocupações chega em casa exausta. Aí, realmente, a disposição para transar vai para as cucuias.

Me dá uma luz???
Especialistas afirmam: o gatilho do desejo feminino é diferente do masculino. Enquanto os homens se excitam visualmente ou só de pensar em sexo, para a mulherada fica mais fácil se houver uma mãozinha providencial dos cinco sentidos: audição, tato, visão, olfato e paladar. E para aguçar essa turma toda, é necessário tempo e investimento. Ou seja: carinhos, beijinhos, abraçinhos sem ter fim ajudam. Diversão a dois também pode fazer maravilhas pelo tesão feminino. “O ócio é amigo da sexualidade”, crava a ginecologista e terapeuta sexual Jaqueline Brendler.



Relaxamento pós-conquista


Na fase da conquista, você faz estripulias para impressioná-lo: se arruma toda, engata papos legais etc. Um equívoco gravíssimo é relaxar no investimento por achar que já o fisgou e não corre mais o risco de perdê-lo. E outro erro é o extremo oposto: anular-se, perder a identidade.

Me dá uma luz???
Manter-se interessante para continuar sendo desejada e admirada é a dica, oras. Cuidar da massa cinzenta e do corpo. Estar sempre antenada, aprender coisas novas e ter vida e gostos próprios são bons não só para você, mas também para a relação. Em resumo: a vida amorosa – assim como a vida em geral – é uma bicicleta: não se pode parar de pedalar.


Amiguinho é o caramba

Companheirismo é fundamental. Mas a convivência que beira a fraternidade, não. Parceiro irmãozinho é um extintor de tesão.

Me dá uma luz???
Trate o erotismo como... erotismo. Na vida real, isso quer dizer bobagens como trocar o moletom por uma camisola bacana, mostrar que está a fim, soltar a franga com fantasias sexuais. “Se a gente não separar sexo de amor, o erotismo tende a fenecer”, constata a psicóloga e sexóloga Ana Canosa.


Travas culturais


Sexólogos acreditam que algumas mulheres, por questões culturais e de educação, têm pouca familiaridade com o erotismo por terem uma visão negativa da sexualidade... Deve ser verdade, porque poucas coisas nascem com tantas travas como o comportamento sexual.

Me dá uma luz???
Faça o seguinte ó: descubra o que é afrodisíaco para você. Vale fazer um intensivão, como ler contos eróticos, espiar cenas de sexo na TV.


Brigas, cobranças


Estimular bate-bocas ou fazer acusações esfriam a libido até dos sexomaníacos.

Me dá uma luz?? Baixe a bola. Saber escutar e não querer impor vontades é regra de ouro. Deixar o clima mais afetuoso, é quase um santo milagreiro: as demonstrações de amor aparecem.


Ruinzinha & traumática

A regra é clara: transas ruins minam o desejo. Ninguém quer repetir o que não foi legal.

Me dá uma luz???
Foi chato? Pois deixe a vergonha de lado e mostre a ele o que lhe dá prazer. Com jeitinho, claro, para não deixar o moçoilo ansioso.



Transar e coçar é só começar

No comportamento sexual feminino, a ordem dos fatores altera o produto. E muito, viu? Até pouco tempo, acreditava-se que tanto homens quanto mulheres seguiam o seguinte roteiro: primeiro sentiam desejo, depois se excitavam e, por fim, gozavam. Mas, em 2001, a médica canadense Rosemary Basson concluiu que algumas mulheres só ficam com desejo quando a pegação começa de fato. Ou seja, precisam começar a coisa toda e, só aí, pegam no tranco.



4 comentários:

  1. Olá Bruna, conheci hje o blog por acaso e olhei ele inteiro. Achei fantastico, com post engraçadissimos, e outro mto interessantes. Adorei mesmo, passarei aqui sempre p ver as novidades. Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Me vi aí em alguns desses tópicos... Mas, particularmente, o que mais me deixa sem tesão é o estresse combinado com o ócio. Trabalho o dia todo com números e gente chata, mas às vezes não tem absolutamente nada para fazer, aí fico 9h do dia vendo minha vida passar... Chego em casa, de duas a uma: ou to muito cansada e estressada, ou a falta do que fazer foi tanta que eu perco a vontade de tudo. Ficar ociosa pra mim é o fim.

    ResponderExcluir
  3. eu e meu namorido ficamos em ksa o dia e a noite td, de uns tempos pra ca, ja passam semanas sem fazermos sexo.. e acho q os motivos mtos estão postados ai. vou tentar seguir as dicas!

    ResponderExcluir
  4. Ola meninas, que bom que gostaram do post, espero poder ter ajudado em alguma coisa. Grande abraço e voltem sempre.

    ResponderExcluir