quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mitos e verdades sobre o chocolate



Boa tarde meninas,

Quem não gosta de chocolate?
Saiba o que é verdade e o que não passa de mito a respeito da guloseima.



O chocolate é uma tentação difícil de resistir. De sabor e textura inigualáveis, a guloseima é de dar água na boca e além de satisfazer o paladar, pode aliviar a ansiedade. O chocolate também é considerado o principal inimigo das dietas, mas continua sendo o doce mais desejado principalmente pelas mulheres.

O fato é que existem vários mitos e verdades sobre o chocolate e para comer sem culpa, vale a pena saber o que é verdade ou não a respeito dessa delícia.


Chocolate dá espinhas

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Na verdade o problema está mais relacionado com fatores genéticos e desequilíbrios hormonais.


Chocolate dá enxaqueca

Mito. A dor de cabeça e a ingestão de chocolate, como fatores isolados, não estão relacionadas. No entanto, pessoas sensíveis podem sofrer com enxaqueca porque o chocolate possui feniletilamina e cafeína em sua composição.


Comer chocolate faz bem à saúde

Verdade. Apesar de calórico, o chocolate contém vitaminas A, B, C, D e E, cálcio e sais minerais como o ferro e o fósforo. Além disso, possui alta concentração de flavonóides, que são substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue.

O chocolate amargo é o mais indicado, pois possui maior concentração de flavonóides, já o chocolate ao leite e o chocolate branco são os menos recomendados devido às gorduras saturadas.


Chocolate vicia

Mito. Ao contrário do que se diz por aí, o chocolate não vicia e nem causa dependência. Não há nenhuma substância que vicie, o que acontece é que o doce estimula a produção de substâncias que promovem o bem-estar e nos fazem querer consumir sempre o chocolate.


Chocolate alivia a TPM?



Verdade. Isso acontece porque o chocolate estimula sensações de prazer, bem-estar e faz nosso corpo liberar a serotonina, uma substância que pode ser considerada o “hormônio da felicidade”. Além disso, a grande quantidade de açúcar dá bastante energia e diminui o cansaço. São benefícios que ajudam e muito naqueles dias de ansiedade, irritação e outrossintomas da TPM que mexem com as mulheres todos os meses.


Chocolate diet engorda

Verdade. O chocolate diet engorda tanto quanto os normais. Para compensar a falta do açúcar, este tipo de chocolate possui quantidade de gordura superior ao chocolate normal e pode ser até mais calórico. A versão diet do chocolate é indicada apenas para diabéticos. Portanto, não adianta trocar o chocolate tradicional pelo diet na intenção de perder peso, o ideal é consumir com moderação.


9 comentários:

  1. eu amo muito chocolate e nunca tive problemas com ele.Esta muito legal o seu site.Agora estou mais informada sobre o chocolate.

    ResponderExcluir
  2. amo chocolate nao consigo viver
    sem ele,adorei saber dessas informaçoes..........

    ResponderExcluir
  3. Eu amo chocolate , nada de mais so nao consigo fika uma hora sem

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Demai Chocolate Amo Muito Meu Vicio Sem Fim! Lovee, de Lais caralho e silva bjo me.liga

    ResponderExcluir
  5. se pudesse comer todo dia eu comia

    ResponderExcluir
  6. Tudo deve ser consumido de maneira equilibrada, até mesmo o chocolate, essa delícia que tantos adoram. Em ecesso pode causar doenças provocadas por esseco de laticíneos e açúcares. Aprecie com moderação.

    ResponderExcluir
  7. um delicia da ate aqua na boca


    UM DELICIA UI QUE GOSTOSO

    ResponderExcluir
  8. Já está sabendo do Salon Du Chocolat que acontece em Salvador em julho? O último evento foi em Paris!! Dê uma olhada: http://www.meuestiloteuestilo.blogspot.com.br/2012/05/salon-du-chocolat-2012-no-centro-de.html
    Um abraço,

    ResponderExcluir