sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Auto-estima Plus Size!

Bom dia meninas!


Cá entre nós: a maioria das mulheres vive preocupada com o ponteiro da balança e, muitas vezes, deixa de aproveitar a vida com tanta cobrança para estar sempre linda e desejável. Mas, felizmente, nem todas são assim.




Colocando um basta na ditadura da beleza magra, começa a surgir uma tendência no país que busca identidade e respeito para as mulheres reais, as chamadas plus size. Sim, essa especificação abrange moças que vestem do manequim 44 ao 52. E não são poucas. Dados de agosto do ano passado divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que metade da população adulta está acima do peso.





Logo após os principais desfiles de moda terem exibido corpos esguios pelas passarelas de Rio e São Paulo, uma modelo brasileira reconhecida lá fora botou literalmente as mangas de fora. Fluvia Lacerda, 1,72 de altura e dona de um manequim 48 esbravejou: “Enquanto o movimento plus size ganha força no cenário internacional, no Brasil, as mulheres curvilíneas são excluídas dos principais eventos de moda”, reclama a top.




Insegurança x imagem corporal

Para o escritor e psiquiatra Roberto Shinyashiki, a falta de segurança pode afetar a nossa autoimagem. “Tanto para mais quanto para menos, a falta de confiança em si pode alterar não só a imagem corporal, assim como, nossas competências e incompetências”. Ele afirma que o crescimento desse mercado e a busca da mídia por mulheres reais beneficiam a todos, já que as referências passam a ser mais humanas.





A boa forma das celebridades nos atormenta cada dia mais. Um estudo do The Royal College of Midwives, na Inglaterra, revelou que 60% das mulheres pesquisadas se sentem pressionadas quando vêem mães famosas "super magras", poucos dias depois do parto. “Observamos que o desejo de transformar-se numa outra pessoa é quase uma ‘epidemia’ lá fora e, por aqui, a coisa não é diferente”, observa o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.





Mercado em crescimento

A expectativa da evolução do segmento plus size é grande e fez com que Mariana Gandolfo Varuzzi abandonasse sua carreira no mercado financeiro e criasse uma nova marca:
"La Mafê", depois de assistir uma reportagem sobre as dificuldades das mulheres “reais” ou fora dos “ditos padrões de beleza.


A empresária então encomendou uma pesquisa de mercado e comprovou a carência de opções para figurino a partir do manequim 44. Ela criou uma grade que atende do 42 ao 52. “Lançamos nossa primeira coleção no Fashion Weekend Plus Size do ano passado e o retorno foi muito positivo. Recebemos muitos e-mails elogiando e querendo comprar as nossas roupas. Em menos de um ano, já estamos vendendo para várias lojas multimarcas no Brasil inteiro”, comemora.



Outro exemplo de desenvolvimento é o da marca de lingerie
Dilady. A grife investe na produção de peças diferenciadas, que vão do número 40 ao 54, com modelagens arrojadas e costura reforçada para maior sustentação. A surpresa é que a produção GG já corresponde a 30% da confecção anual da marca, que pretende ampliar as linhas ainda mais, para esse tipo de público.

11 comentários:

  1. Gostei muito da matéria.
    Os gordinhos tb tem o direito de se sentir bem e de usar roupas q valorizem seu tipo físico!

    ResponderExcluir
  2. é isso ai meninas na minha opinião vocês não são feias por ter um corpo fora do padrão da moda o vocês são mulheres lindas muito lindas até mais bonitas do q varis magrelas por ai

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei as gordinhas muito mais lindas e sexy. Eu particularmente gosto muito.

    ResponderExcluir
  4. ahhh quem disse q nós gordinhas não somos lindas!!!!me ACHO...sou uma gordinha feliz

    ResponderExcluir
  5. Flúvia da fato comentou q acha um absurdo q em um país onde a maioria das mulheres possuem coxas grossas e seios fartos a mídia e os eventos d moda ainda tentem forçar um padrão "magérrimo" d beleza....
    (Repostagem completa: http://www.mulheresnopoder.com.br/tag/fluvia-lacerda/)

    ....De fato tbm acredito no crescimento deste mercado...É só andar nas ruas e observar q o número d gordinhas é mt mt superior ao d magrinhas em tds as regiões...Até nas lojas os primeiros tamanhos a sumirem das pertilheiras são os G e GG...Tenho orgulho hj d dizer q tbm visto GG^^ E um namorado q ADORA!!! E diz q não teria se apaixonado se eu fosse magra....

    ...Acho q funciona mais ou menos como no filme "O Amor é Cego" (Cujo nome em português já é um tanto "maldoso"...Pq, como assim "CEGO"??? Então ela não seria bonita d vdd só por ser bem gordinha???)...Me refiro a este filme na parte em q o cara "deshipnotiza" o protagonista E COMENTA Q A VIDA TD ELE FOI HIPNOTIZADO PELOS PADRÕES DA TV, E DA MÍDIA EM GERAL.......
    Acho q o q ocorre c a maioria é mais ou menos isso.......;)

    Ass.: Nanda^^

    ResponderExcluir
  6. eu amo mulheres fofinhas

    ResponderExcluir
  7. adorei ja estou louca com as possibilidades

    ResponderExcluir
  8. Oi gente pesso desculpas por dar minha opiniao me xamo Antony e tenho 30 anos, e quero dar minha opiniao,então gente eu axo que vcs estão de parabens....o que é lindo é pra amostrar msm, então vcs estão msm de parabens..ten muita mulher magrinha se axando quando na verdade nao é nem merda...so osso eh vou dexando bem claro me perdoem a grosseria mas eu msm particularmente eu prefiro vcs gortinhas como vcs disenn..Bom pra mim vcs são perfeita...dane se esses bando de babaca que fala merda...o que inporta é ser feliz como nos somos.. e eu amei vcs...
    Um bjo no coraçao de tdas vcs...

    ResponderExcluir
  9. meu nome é Viviane Rocha tenho 29 anos, vou contar pra vcs o que eu já fiz pra agradar todo mundo.... gastei 500 reais em shake, em 2 meses tomei tudo certinho... emagreci sim até demais fiquei com 60 kilos e entrei em uma calça numero 38.... aí pensei, agora sim... consegui. Daí encontrei um amigo meu que me perguntou se eu estava com aids... fiquei apavorada, e logo disse que não e ele falou que perguntou porque eu estava muito magra e com cara de doente... gente na hora parei de tomar aquela coisa... e sabe depois o que achei engraçado.comecei a engordar vagarosamente de novo e muitas pessoas disseram que eu era mais bonita gordinha.... mas essas pessoas eram as mesmas que me criticavam por eu estar acima do peso... então parei com essa neurose e comecei a prestar mais atenção em mim, todo mundo critica tudo o que vc faz, mas é vc que tem que saber o que vc gosta em vc.... hj sou uma gordinha feliz com 82 kilos bem distribuidos em 1,64 de altura... é logico que da minha saúde eu cuido né... gordinha sim, sedentária não,faço exercícios 3 vezes por semana... só contei p vcs, porque sei que tem muita gordinha triste, que ainda não se aceitou por causa de peso... gente, somos gordinhas sim, com muito orgulho tremendos mulherões... a todos do site muitos parabéns... me inspiro em vcs... beijossss

    ResponderExcluir
  10. Olá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar a matéria. Sem dúvida, as mulheres mais "fofinhas", ou "gordinhas", são possuidoras de um carisma diferenciado, são lindas, são dotadas de sensualidade, são charmosas, elegantes, carinhosas, amo as gordinhas.

    ResponderExcluir