quarta-feira, 14 de julho de 2010

Malhar é preciso!


Quanto mais você se exercitar, melhor será. A antiga recomendação, que indicava treinar 3 vezes por semana por 30 minutos, fracionados ou não, caiu por terra. E não adianta subir as escadas do prédio, andar até a padaria da esquina, ir à pé para o trabalho. Deve-se ter o mínimo de intensidade para a ginástica surtir efeito. Se ela for puxada (80 a 85% da freqüência cardíaca máxima), meia hora será suficiente. Isso, claro, se contar que devemos ter prazer no exercício. Por isso é importantíssimo escolher uma modalidade bacana, que se pratique com alegria e disposição. Esse é o caminho para não desistir no meio do percurso



Antes de escolher a atividade física, defina seu objetivo e peça ajuda a um profissional!

A lista é grande: jump, spinning, ginástica localizada, musculação, natação, hidroginástica Na hora de escolher uma atividade física, muitos optam pela afinidade com a modalidade. Se não pedem orientação a um profissional, porém, podem não gostar dos resultados. É que exercício sempre faz bem, mas cada um é indicado para determinado objetivo. Quando o assunto é saúde e estética do corpo, só escolhendo a atividade certa é que a pessoa conseguirá chegar ao ponto que deseja.

Algumas dicas:

Para perder peso:
As atividades aeróbias contínuas, como correr, caminhar e andar de bicicleta, são as mais indicadas para perder o excesso na balança. No entanto, há evidências de que a pessoa que ganha massa muscular com a musculação, por exemplo, também emagrece, já que o único tecido que queima gordura, mesmo no estado de repouso, é o músculo. Vale lembrar ainda que as articulações de pessoas muito acima do peso podem não suportar a sobrecarga. Por isso, é preciso fortalecer o corpo antes de começar um treinamento mais puxado, o que pode ser feito com algumas atividades de musculação.

Para ganhar massa muscular:
Aí é preciso malhar pesado. Pegar muito peso e diminuir a quantidade de repetições dos exercícios.

Para ganhar resistência física e melhorar a saúde:
Atividades como hidroginástica e natação aumentam a resistência da parte cardiorrespiratória. Aulas de spinning e jumping são consideradas mais completas, já que alternam exercícios neuromusculares com os de resistência.

Para enrijecer os músculos sem ficar grande:
As atividades que demandam uma carga de peso moderada e muitas repetições do exercício, como a ginástica localizada ou a musculação mais leve, são indicadas para definir as formas do corpo e tonificar os músculos, sem ganhar muita massa. Ideais também para quem quer reduzir a perda de massa corporal, comum a partir dos 30 anos – 5% de redução a cada década, até os 50 anos, e agravada depois dessa idade, quando esse valor é duplicado.

Para acordar o corpo:
As aulas de alongamento não têm benefícios estéticos, propriamente ditos, mas melhoram a postura e promovem um preparo neuromuscular para que as pessoas façam outras atividades. É uma atividade preventiva.

Esperam que tenham gostado! E ótima malhação para você.


Um comentário: