domingo, 4 de julho de 2010

Menstrual Cup

Olá meninas,

Nao é novidade o menstrual cup, mas é importante que as pessoas se informem sobre alternativas que respeitam mais o corpo da mulher e o meio ambiente.





Imagine que uma mulher tenha uns 30 anos de ciclo menstrual, que é o normal, ela chegará ao número aproximado de 10.800 absorventes descartados durante sua vida.
Achei muito interessante essa idéia, pois faz bem para nós mulheres e para o meio ambiente.

O coletor menstrual é como um "copinho" feito de silicone, macio, que é introduzido na vagina ficando em contato com o cólo do útero, assim, nos dias de menstruação, o sangue cai nesse recipiente. Na hora de descartá-lo você tira o coletor (tem um cabinho de silicone na ponta para facilitar), descarta o sangue, lava e o reutiliza.

Tamanho: Os dois tamanhos são em função do seu colo do útero. Se você já teve um parto normal ou tem mais de 40 anos tem que comprar o tamanho maior (A). Caso contrário, compre o tamanho menor (B).

Produtos disponíveis no mercado atualmente:

1) DivaCup: é feito em silicone, fabricado no Canadá.
2) The Keeper: é o precursor dos modelos modernos (desde 1987), Americano, feito em borracha/látex (as desvantagens são: o produto é mais feio e deve ter uma rejeição maior; e mais importante, há pessoas com alergia a Látex).
3) The Moon Cup: é o mesmo modelo do The Keeper e do mesmo fabricante, só que em silicone.
4) MoonCup: modelo Inglês, em silicone.
5) Lunette: modelo Finlandês, também em silicone.

O preço varia de R$50,00 a R$90,00, agora some quantos pacotes de absorventes e obs que já comprou na vida?!

A vida útil de um coletor é de até 10 anos, imagine em 10 anos o quanto de absorvente descartável você usaria! É bom pensar no assunto, enfim, não só ajuda a economia, mas também ao meio ambiente.

3 comentários:

  1. nossa... deve ser desconfortavel não??? ..=D

    ResponderExcluir
  2. hey!tem também o MeLuna que já é vendido no Brasil!
    www.meluna.com.br
    Respondendo: A gente nem sente!

    ResponderExcluir
  3. olha só comecei a usar o mooncup hoje. o cabinho era mto grande e na hora de cortar cortei mto, deixei só um pedacinho.... estou com medo de não conseguir tirar... tirei uma vez , mas hoje estou em casa e testando vendo como funciona, mas estou com medo da pressão que causa... vc sabe alguma coisa sobre isso? eu dei um google e não achei nada.

    obrigada desde já!

    ResponderExcluir