sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lições de bem estar dos orientais

Bom dia meninas,


As atividades do milenar sistema de saúde japonês Honnô têm como base a capacidade de regeneração e autopreservação do organismo para manter-se rígido e retardar o envelhecimento. O médico de formação oriental busca evitar o adoecimento de seu paciente, seguindo os oito caminhos que levam à cura: o movimento energético, o sono reparador, a alimentação de alta vitalidade, a respiração energética, a postura mente-corpo, o relaxamento, a meditação terapêutica e a estimulação energética corporal. Confira algumas dicas de exercícios terapêuticos e beleza para você se manter bela e saudável.


REIKI: O sistema consiste na cura pela energia universal, através das mãos e da aplicação das chamadas mudras (símbolos). Pode gerar ceticismo por se tratar de uma técnica que vai além do físico, diferentemente de uma massagem ou sessão de acupuntura. É indicado para amenizar problemas físicos e emocionais, desde efeitos colaterais devido a tratamentos químicos, à depressão, ansiedade e resfriados. As sessões duram, em média, 50 minutos.





MEDITAÇÃO: A meditação não serve para curar, mas para obter autocontrole e evitar a depressão, estresse, doenças psicossomáticas, gastrite, diabetes, hipertensão, insônia e TPM. Uma pesquisa canadense afirma que os gastos com saúde caíram 30% em pacientes adeptos da meditação. No entanto, a atividade não tem nada a ver com relaxamento. Trata-se de uma técnica que leva a um estado de superconsciência e de autoconhecimento. Para quem quiser tentar, vale lembrar que é preciso concentração e persistência. Procure um orientador para ajudá-la no início.





SHIATSU: Técnica de massagem que utiliza a pressão dos dedos na região dos meridianos do corpo, linhas imaginárias que possuem pontos-chave de energia. O Shiatsu tradicional é indicado para tratamento de diversos tipos de enfermidades, dentre elas dores musculares e articulares, enxaqueca, flexibilidade reduzida, problemas menstruais e digestivos, asma, lesões esportivas, depressão, estresse e hipertensão. Cada sessão dura aproximadamente 50 minutos e, por se tratar de uma massagem forte, não é indicada para idosos.







BANHO DE OFURÔ: Banho tradicional dos japoneses, o ofurô é uma verdadeira terapia. A água utilizada é mineral ou sulfurosa, enriquecida e perfumada com substâncias que transmitem propriedades relaxantes e benéficas para a saúde. É uma excelente medida para combater a fadiga e o estresse. Se realizada com água mais fria, estimula o metabolismo, diminui a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade. Já a água quente serve para amenizar dores musculares e renovar o corpo. As sessões de ofurô duram de 30 a 90 minutos. No Spa Posse do Corpo, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, a terapia ganhou versões para lá de diferentes com frutas, mel, café e ervas.






SHISEI-KIKÔ: É a prática de exercícios de correção postural mente-corpo. Todos sabem que a postura corporal é o reflexo do estado emocional do indivíduo. A relação mente-corpo-energia se apresenta como uma unidade indivisível e coerente. Se houver desarmonia nessa integração, o resultado é o adoecimento. Por isso, práticas que fortaleçam a coerência psicossomática são de fundamental importância para a saúde. Não existem contraindicações para essas atividades e elas podem ser realizadas diariamente.







HONNÔ-KIKÔ - Conjunto de exercícios físicos energéticos sequenciais, conhecidos popularmente no Japão como Taisô-Kikô. O objetivo é fortalecer músculos e esqueleto, além de harmonizar o movimento corporal com respiração e atitude mental correspondentes, respeitando o organismo de cada indivíduo e levando-o à cura. Os benefícios são muitos: aumenta a sensação de bem-estar, desperta a capacidade de discernir com rapidez situações de perigo, facilita o controle do peso, fortalece a memória e aumenta a vitalidade. É indicado para todas as idades, sendo os idosos os mais beneficiados. Contraindicado apenas para pessoas com distúrbios psiquiátricos graves e incapacidade muscular e esquelética. As atividades devem ser realizadas diariamente ao ar livre, em casa ou em academias.







YAWARA: Consiste em uma curiosa prática terapêutica que deu origem ao Shiatsu. Como se fosse uma luta, dois indivíduos pressionam os pontos de acupuntura mais energeticamente vulneráveis um do outro, a fim de "dominar" e, ao mesmo tempo, massagear o oponente. Não há contraindicações e o seu principal benefício é o fortalecimento energético da unidade mente-corpo. Pode ser praticada duas vezes por semana.




DICA DE BELEZA: A grife de cosméticos artesanais Empório Body Store criou a linha Sakura No Ki que utiliza a delicada fragrância da cerejeira, flor tipicamente japonesa, em sua fórmula. Uma das características das mulheres orientais é ter uma pele lisa e vistosa, por isso criamos produtos para manter o conteúdo hídrico natural da pele e evitar o ressecamento. A ação antioxidante é obtida através da vitamina E, que possui o poder de regeneração dos tecidos e combate os radicais livres. A formulação tem ainda óleo de amêndoas doce, remédio ideal para pele seca, óleo de avelã, estimulante da circulação sanguínea, e óleo de germe de trigo, eficaz contra o estresse físico.





Ficam as dicas de relaxamento para seu final de semana e começar bem na segunda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário