segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Chocolate + TPM

Boa tarde meninas.

Uma pergunta que nos fazemos muito: Por que o chocolate faz tão bem na TPM?

Resposta: Chocolate gera serotonina, que é o hormônio do prazer, daí a sensação de bem estar, mesmo durante uma TPM...

Os médicos estão combatendo a irritação e a falta de ânimo que atrapalha a vida das mulheres (e inferniza a dos maridos) nos dias de tensão pré-menstrual com pão, macarrão e chocolate. A primeira pesquisadora a divulgar estudos comprovando que o consumo de carboidratos ameniza a TPM foi Judith Wurtman, da Universidade de Harvard. Entusiasmada com o que havia descoberto, ela lançou há cinco anos uma bebida à base de carboidratos que batizou de PMS Escape (Fuga da TPM em inglês).

A bebida combate a ansiedade e depressão antes e durante a menstruação porque aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Na época, a invenção foi recebida com um certo desdém pela classe médica, apesar da boa aceitação por parte do público. O PMS Escape é vendido até hoje pela internet.

Só recentemente o trabalho de Wurtman começou a ser levado a sério. Em 2000, uma pesquisa coordenada pela Women’s Nutritional Advisory Service, organização inglesa especializada no estudo da TPM, comprovou que a produção de serotonina realmente baixa muito nos dias que antecedem a menstruação.

Isso acontece porque a serotonina é inibida pelo estrogênio, hormônio sexual feminino, que tem seu pico durante a ovulação. No começo do ano, pesquisadores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade da Pensilvânia voltaram a pesquisar os efeitos do PMS Escape em 50 voluntárias que tomaram a bebida durante os cinco dias anteriores à menstruação. Todas afirmaram que os sintomas da TPM haviam diminuído.

O endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo, chegou à mesma conclusão submetendo suas pacientes a uma dieta rica em carboidratos. De acordo com ele, as mulheres não só relataram uma melhora de humor, como também disseram ter conseguido controlar o apetite, que costuma aumentar nessa fase. “A sensação de fome aumenta porque a serotonina também é responsável pelo controle da compulsão e da ansiedade”, explica o endocrinologista. Em abril, ele lançou com a endocrinologista da USP Alexandra Rascovski o Kit-TPM, que oferece um cardápio à base de carboidrato com refeições para três dias. “Apesar de incluirmos massas e sobremesas, o kit tem apenas 1.200 calorias”, diz Filippo.


A dieta de pão, macarrão e chocolate funciona apenas para os sintomas psicológicos da tensão, como falta de ânimo, cansaço, tristeza e mau humor. Sintomas físicos como inchaço e cólicas não desaparecem. “A ciência não conseguiu descobrir todas as causas da TPM. Até porque ela atinge as mulheres de formas diferentes”, diz o psiquiatra Joel Rennó, do Instituto de Psiquiatria da USP.

Um comentário: