Defesa, exibicionismo, medo e outros motivos para contar todo tipo de lorota
Por: Núbia TavaresOs loroteiros de carteirinha estão com os dias contados. É que a peça “Por que os homens mentem?”, inspirada no livro “As mentiras que os homens contam”, de Luiz Fernando Veríssimo, pretende revelar os segredos do universo masculino. O Delas conversou com Juliano Mazurchi, ator e produtor do espetáculo, que entrega as cinco razões mais comuns:
1 - Defesa
Nesse caso, a mentira é motivada pelo instinto mais primitivo do homem. “Quando percebemos que a verdade pode nos colocar em uma situação delicada, inventamos mentiras para escapar da confusão sem riscos”.
2 - Contar Vantagem
A mentira tipicamente masculina é também a preferida dos exibidos. “Acontece normalmente quando estamos com os amigos e queremos aumentar o currículo de conquistas, daí nos gabamos de ter saído com aquela mulher bonita. Todos os homens já contaram essa mentira alguma vez na vida”.
3 - Vergonha de Existir
Muito usada para ocultar fatos e atitudes deselegantes, mas nem sempre prejudiciais ao parceiro. Boa pedida para quem enfiou o pé na jaca na noite anterior. “Assim não desapontamos pessoas queridas e escapamos das situações constrangedoras”.
4 - Medo, muito medo
Essa mentira pode estar cheia de boas intenções. Por exemplo, quando ele diz que está animado para a festa daquele priminho que ela tanto gosta - no mesmo dia e hora do jogo de futebol. “Esse é um motivo que está bastante ligado ao anterior. Vergonha e medo andam juntos e são responsáveis por boa parte das mentiras que os homens contam”.
5 - Pura Canalhice
Esse é o pior tipo de mentira que existe. Muitas vezes premeditada, ela é dita para enganar mulheres, famílias e até nações. “É um motivo perverso, pois o canalha mente com o propósito de prejudicar a outra pessoa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário